Com a previsão de temperaturas entre 5 °C e 7 °C nos próximos dias, a cidade de Leme adotou medidas emergenciais para acolhimento de pessoas em situação de rua e seus animais de estimação. O anúncio foi feito pelo prefeito Claudemir Borges na noite desta segunda-feira (23/06), após retornar de compromissos na capital paulista.
Diferente de anos anteriores, o município optou por não utilizar o ginásio municipal como abrigo provisório. A estratégia atual prioriza a estrutura da Casa Betânia, espaço preparado para oferecer acolhimento digno e completo, incluindo camas, beliches, cobertores, alimentação e abrigo para animais. A Casa Betânia conta com o apoio da Igreja Mission Vida, sob coordenação do pastor Santiago.
O trabalho de acolhimento está sendo conduzido pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social, por meio do Centro POP. As abordagens sociais nas ruas estão ocorrendo ao longo de toda a noite, com apoio da Guarda Civil Municipal nos casos em que houver recusa de atendimento.
A medida atende também a uma solicitação formalizada por vereadores por meio de moção, reforçando o compromisso da administração municipal com a dignidade e proteção dos mais vulneráveis durante o período de frio intenso.