Estão abertas as inscrições para as oficinas culturais da 7ª edição da Semana “Seu Geraldo” de Música, que acontece entre os dias 3 e 9 de agosto em Leme. O evento, dedicado à valorização do choro e da música instrumental brasileira, volta a ser realizado em 2025 após quase dez anos de pausa.
A programação inclui oficinas, rodas de choro, apresentações e shows com artistas reconhecidos nacionalmente. As oficinas acontecem de 4 a 8 de agosto na Universidade Anhanguera – Campus Leme, e são voltadas a músicos com nível intermediário ou avançado. A exceção é a oficina de percussão, que também aceita iniciantes, com número limitado de vagas.
Interessados devem se inscrever até 1º de julho por meio do formulário online:
https://forms.gle/bZM9VaMuqHrfn2b56
Cada participante poderá escolher uma oficina de instrumento e participará automaticamente das práticas de conjunto realizadas diariamente à tarde. As aulas específicas acontecem pela manhã.
Oficinas disponíveis:
Acordeom – Paulinho Leme
Bandolim – Marcílio Lopes e Pedro Aragão
Cavaquinho – Jayme Vignoli
Violão – Mauricio Carrilho e Paulo Aragão
Percussão – Marcus Thadeu
Sopros – Nailor Proveta, Pedro Paes, Toninho Carrasqueira e Aquiles Moraes
Prática de Conjunto – com todos os professores
Com 30 vagas por oficina, as atividades abordarão repertório clássico e peças menos conhecidas do choro, além de aspectos técnicos como sonoridade, articulação e estilos de execução.
Entre 2011 e 2016, a Semana “Seu Geraldo” reuniu mais de mil alunos e se destacou como referência nacional em formação musical voltada ao choro. O evento também fomentou projetos como o “Choro na Escola”, que levou ensino musical a estudantes da rede pública.
A iniciativa é realizada com apoio do Ministério da Cultura, da Prefeitura de Leme e do Instituto Seu Geraldo de Música, além de parcerias com o Fundo Nacional de Cultura e a Anhanguera Educacional.
Mais informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria de Cultura e Turismo, na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 5º andar, ou pelo telefone 3097-1000.